Nas águas profundas do Espírito

Postado por Willia Marta Pereira dos Reis em sexta, janeiro 20, 2012
Nas águas profundas do Espírito

E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos. E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio. E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado. Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis. E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio”. Ezequiel 47 3-9 
“Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7:37b-38 ”

De acordo com a tradição judaica, a festa de Tabernáculos acontecia durante 7 dias e no ultimo dia, o sacerdote providenciava bastante água e a derramava na soleira do templo. Essa água descia escadaria abaixo. Isso era um tipo de cerimônia. Todo o povo de Israel se ajuntava para ver esse acontecimento.

Jesus estava no dia dessa festa. E foi no exato momento em que aquela água estava sendo derramada, que Jesus exclamou:
“Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7:37b-38.”

Quando o Senhor Jesus disse isso, Ele tinha em mente o quadro da visão de Ezequiel no capítulo 47 que lemos, e via como as águas corria do templo.

Esse templo representa as nossas vidas, nós somos o templo de Deus e Jesus é essa água, e quer inundar o nosso ser, matar a sede da nossa alma.

E nesse texto de Ezequiel 47 nós aprendemos como deve ser a vida cristã.
Estas águas de Ezequiel 47 representam o crescimento ou a evolução da vida de Cristo em nós.
Aqui encontramos a base da nossa experiência e intimidade com Deus:

O primeiro passo em direção ao reino de Deus é vim a Cristo e dizer sim para uma nova vida com Jesus “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”
 (Se você não fez isso ainda, Jesus te convida venha  beber dessa água que ele dá. Prazeres nenhum do mundo pode matar a sede da sua alma; Bebidas, Drogas, Sexo nada pode preencher o Vazio que há em você, somente Jesus)

Mas se você já aceitou a Jesus como seu salvado, se você já é um crente, saiba que Cristo não nos chamou para apenas sermos crentes.
Tudo não acaba quando viramos cristãos, muito pelo contrario.
Há muito mais para nós em Deus. A vida Cristã não tem que ser uma vida sem graça, estagnada, que se resume apenas em vir a igreja aos domingos ou quartas. Na visão de Ezequiel a vida cristã e uma vida em movimento, que cresce a cada dia. Novidade de Vida.

Precisamos após aceitar Jesus, passar pelos estágios da água que é o Próprio Senhor Jesus em nós. Que você possa analisar sua vida espiritual tirar suas próprias conclusões de em qual estagio você se encontra.

Primeiro estágio são as águas nos tornozelos: “Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos”. Ezequiel 47:3.
No início da caminhada, o conhecimento que o crente tem da pessoa de Cristo ainda é bem superficial. Muitos vem a Jesus, a principio é pela necessidade: dor, vem buscar prosperidade, Emprego, bens materiais.   Muitos ainda não tem uma vida de oração, esperando em profecias e revelações.  
Não há problema em ter águas nos tornozelos quando se acaba de vim pra Jesus o problema é quando  essas águas nunca evoluem e muitos desistem com as águas nos  tornozelos porque não receberam a benção, achou que estava demorando e ficou ali estagnado murmurando pela benção que ao ver dessa pessoa “não chega nunca”.

Segundo estágio são as águas nos joelhos :  Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos. Ezequiel 47: 4a.
Nesse estagio o crente já passou das águas nos tornozelos.
Nesse estagio o crente já se dobra diante de Deus, e sabe que Ele é o único que pode livra-lo de todas as dores, nesse estágio já começa a orar mais a Deus. Faz votos e ate recebe respostas, curas, bênçãos.
Mas este também é o estágio em que o crente já começa a ser incomodado pelo Espírito Santo a deixar o pecado.
Essa pessoa começa a sentir que para avançar,  precisa abandonar relacionamentos, amizades, lugares, hábitos que não agradam a Deus.
Infelizmente muitos desistem com a água pelos joelhos, quando são confrontados pelo Espírito Santo e desafiados a deixar o pecado.
Não estão dispostos a abandonar o pecado e viver uma vida de santidade.
Não abrem mão de relacionamentos, amigos, costumes, ideais.
Muitos param nesse estagio, por causa de um pecado de estimação, preferem deixar de experimentar mais de DEUS do que abandonar de vez o pecado. E pecado é assim, cada vez que se mexe no pecado ele fica mais fedido.
Muitos irão para o inferno com águas ate os joelhos porque não ousaram conhecer abandonar o pecado de estimação e receber mais de Deus.
Terceiro  estágio são as águas nos lombos: Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. Ezequiel 47:4b.
O crente que já está com águas nos lombos já é um crente mais maduro
Está pessoa já esta envolvida pela vida de Cristo, já conhece a palavra, já deixou pecados de estimação, já não freqüenta os cultos apenas porque esta fazendo corrente. A igreja os trabalhos da igreja já faz parte da vida desse crente, Ele ate mesmo exerce funções na igreja, E todos em seu trabalho e vizinhança sabe que ele é um Cristão porque ele da testemunho.
Parece perfeito estar com águas nos lombos, mas Deus tem mais...

Deus tem o quarto estágio para nós
Quarto estágio são as águas Profundas: Mediu ainda outros mil, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido, porque as águas eram profundas águas que se deviam passar a nado, Ezequiel 47:5.

Enquanto estamos com águas nos tornozelos, joelhos ou lombos ainda estamos indo na nossa própria força, nossos pés ainda alcançam o chão, somos terrenos. As águas profundas significa se entregar totalmente a Deus, Lançar sem reservas totalmente, depender Só de Deus, ter uma vida Adoração e intimidade com DEUS independente das circunstâncias.
O crente que esta nas águas profundas serve a Jesus sem importar com o que Cristo pode fazer em seu beneficio mas, reconhece a soberania de Deus, Sabe quem Deus é em sua vida, Senhor e Rei.
Esse é o Estágio que Deus deseja que cada um de nós  estejamos, totalmente mergulhados nas águas do Espírito Santo, Em completa intimidade com Deus, Fluindo em adoração, fluindo na unção. Em movimento, em atividade, vivos.
Se importando com a causa do evangelho. Levando vida para o mar morto que representa o mundo Produzindo muitos peixes que representam as almas
E produzindo muitos frutos.  Foi isso que Jesus quis dizer quando falou “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”
Muitas Vezes ficamos satisfeitos com águas nos tornozelos, vivendo uma vida cristã medíocre, sem gosto, sem motivação, quando podemos mergulhar profundo em Deus.
Eu sempre gosto de dizer que o melhor do mar não está na areia da praia, nem nas ondas, mas esta nas suas profundezas, Ninguém pode dizer de fato que conhece o mar se não for um mergulhador.
Deus não quer que o conheçamos superficialmente, Deus quer que estejamos mergulhados nele.
Precisamos estar transbordando de Deus para levarmos essa água para as almas sedentas.
Busque estas águas do Espírito, queira estas águas, queira mergulhar.

Interessante que quando estamos com águas nos tornozelos, queremos ter, e quando estamos mergulhados em Deus queremos ser.
quando estamos com águas nos tornozelos, queremos receber, e quando estamos mergulhados em Deus queremos dar, abrir mão por amor a Ele
Queira ser o que Deus quer que você seja, um crente cheio da unção.

As vezes nós vemos pessoas transbordando de Deus, nós queremos aquilo para nós, porem muitas vezes não queremos pagar o preço.
Queremos muitas vezes mergulhar, mas como mergulhar se as águas ainda dão nos tornozelos ou nos joelho ¿¿¿

É preciso gastar tempo com Jesus. Mergulhar em Deus é conhecer mais a Deus. Só conheço de fato uma pessoa com a qual convivo, com a qual gasto tempo com ela.

Os passos para transbordar são simples e quero em rápidas palavras falar desses passos

*Primeiro passo- Ter uma vida Consagração, Jejum e oração: é por meio da oração que eu me comunico com Deus e assim como os bons relacionamentos existe por ter bons diálogos, é assim que tem que ser com Deus. Eu não posso esperar ter uma profunda intimidade com Deus se apenas fizer aquela oração costumeira do almoço ou na hora de dormir, aquela oração que quando longa dura 5 minutos, e preciso chorar aos pés de Jesus

*Segundo Passo- É preciso ter intimidade com a palavra. Precisamos amar a Palavra: A bíblia é a boca de Deus, é o meio pelo qual Deus fala conosco.
Tem pessoas que pede “Senhor fala comigo” mas, se quer abrem a bíblia. Muitas pessoas quando começarem ler a bíblia terão uma surpresa em saber que todas as respostas que esperava a anos estavam lá escritas.
Há pessoas que preferem esperar o culto da quarta chegar, para ver se vai vim hum pregador de fora cujo ele vai revelar sua vida. Quando na verdade, Deus está falando o tempo todo em sua palavra, basta abri-la, basta ler, basta pedir direção do Espírito Santo.

* Santidade - É preciso estar disposto a morrer para si mesmo
 Sem santificação ninguém verá a Deus, e preciso ser separado, é preciso deixar o “não tem nada a ver, o todo mundo faz” de lado. Deus e santo e não se mistura com o pecado, se quero ter intimidade com Deus, se quero ter amizade com Ele, preciso me santificar e odiar tudo que há no mundo, o velho homem precisa morrer.  Se quero mergulhar em Deus, tem coisas que não devo ouvir, lugares onde não devo ir, coisas que não devo ver, pessoas com quem não devo andar, coisas que não quero fazer. Porque se por um lado “todo mundo faz”, por outro nem todos mergulham em Deus.]
Queira Mergulhar.

É Preciso congregar: Deus age e derrama unção em meio a comunhão.
Não existe comunhão com Deus sem comunhão com o próximo. É preciso se envolver na vida da igreja, Tem crente que corre de ter comunhão com os outros, tem medo de se envolver, medo de se decepcionar.
Eu quero dizer para você, que tem medo de se envolver demais com a igreja, se você se envolver com seu irmão você pode em algum momento se decepcionar sim porque o homem é falho, mas se você ousar se envolver com um ser tão falho como você que é esse teu irmão, eu te garanto que você será ricamente abençoado, porque Deus ordena a benção no meio da comunhão
e Deus mudou a sorte de Jó no exato momento em que ele orava pelos amigos que o decepcionaram. Não há lugar melhor para se estar se não na casa de Deus em comunhão. “Igreja Cristo em Casa” não Funciona, por mais que na internet você encontre cultos online, nada substitui o calor humano Ezequiel 47.12 “... , Porque as suas águas saem do santuário”... 
De repente você esta ai pensando, “há! Um dia eu já fui alguém que mergulhava nos rios do Espírito, porem hoje estou seco, sem uma gota dessa água que É o Espírito Santo, estou morto”.
Quero te dar uma boa noticia da parte de Deus,  "... há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como planta nova" (Jó 14: 7 - 9)

Você só precisa começar sentir o cheiro das águas para voltar a ter vida, Sinta o cheiro das águas que estão passando ai agora onde você estiver.
Receba o renovo de Deus, Eu profetizo água viva em sua vida. Profetizo o transbordas de Deus em sua vida. Receba força ai agora para recomeçar. Receba força para avançar nessas águas e mergulhar profundo em Deus.

 (Palavra Ministrada por Martinha Gospel - Ministra de Louvor
na Igreja Batista Manancial Bairro Santa Inês BH \ MG dia 18 de Junho 2011 – Congresso Nas Águas Profundas do Espírito” cantoramartinhagospel@hotmail.comwww.louvormanancialbh.blogspot.com)



Categorias

Arquivo do blog